Untitled Document
Untitled Document
 




O CENTRO DE INTEGRAÇÃO E APOIO AO ADOLESCENTE DE PATROCÍNIO, com a sigla “CIAAP”, foi fundado em 19 de fevereiro de 2001, na cidade de Patrocínio, Estado de Minas Gerais, onde tem sede e foro, na Alameda dos Pinheiros, 2025, Bairro Morada Nova, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, com duração por tempo indeterminado, com o objetivo de atender o adolescente em conflito com a Lei, aplicando-lhes as medidas sócio-educativas constantes no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069 de 13/07/90), oferecendo as condições técnicas e de infra-estrutura necessárias para o seu efetivo cumprimento.
O interesse de fundar esta entidade, surgiu no decorrer do cotidiano do trabalho na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Patrocínio-MG, onde Promotores e Juizes presenciam um número crescente de casos de furtos, roubos, uso de drogas e até homicídios envolvendo adolescentes, passando mensalmente na Promotoria de Justiça, uma média de sessenta adolescentes, que cometem algum tipo de ato infracional.
Na necessidade de criar um órgão responsável para trabalhar estes adolescentes em conflito com a lei, possibilitando ao jovem confrontar “seus desejos com as oportunidades da sociedade, questionar a sociedade e se realizar enquanto indivíduo, se posicionando no mundo como sujeito, e sendo esta a responsabilidade dos adultos, da sociedade e do Estado (Mário Volpi – UNICEF), e vendo que o nosso município até o momento, não havia oferecido recursos para trabalhar com estes adolescentes, a MM. Juíza da Vara da Infância e Juventude, Dra. Flávia Birchal de Moura, e um grupo de pessoas da comunidade, interessadas em procurar soluções para este problema, fundaram o CIAAP.
O CIAAP foi inaugurado no dia 19 de junho de 2001, iniciando suas atividades a partir do mês de Julho/2001, atendendo 05 (cinco) menores infratores e 03 (três) maiores prestadores de serviço.


   
Untitled Document